04 dezembro 2010

Eixo 5 (b)

Na época em que cursava este quinto semestre minha Escola iniciava a caminhada na construção de um espaço que contemplasse de maneira mais efetiva as crianças da comunidade e do município. Uma escola de tempo integral para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, como prevê a LDB.


http://www.camara.gov.br/sileg/integras/576833.pdf


http://camilathz.blogspot.com/2008/09/organizao-do-ensino-fundamental-e-minha.html

Assim, o semestre foi extremamente relevante para que tivesse conhecimento mais profundo sobre todo o processo em que a Escola estava inserida.
Outro trabalho de profunda relevância neste semestre foi proposto pela interdisciplina de Organização e Gestão da Educação no que se refere a gestão da verba destinada à merenda escolar. Para propor melhorias é importante conhecer.
“Acredito que somente conhecendo como a escola onde trabalho recebe recursos financeiros para merenda escolar e aplica, posso participar e contribuir positivamente.”
Trecho da atividade do módulo 4 - Entrevista ao Presidente do CAE, publicado no webfólio do Rooda.

http://camilathz.blogspot.com/2008/11/entrevista-ao-cae-viamo.html


Este processo de conhecer todos os âmbitos e questões da Gestão Financeira da escola em que estamos inseridos nos auxilia a ter um posicionamento mais coerente e, assim, buscar uma Gestão mais Democrática para que os maiores beneficiados sejam os nossos alunos.

Também, neste semestre houve a preocupação de conhecer efetivamente a Política de Educação de nossas escolas. Muitos docentes desconheciam tanto o Regimento Escolar quanto o PPP. Diante das atividades propostas na Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, atividade 2, módulo 2.
Abaixo proponho uma reflexão de minha autoria para nossa educação, publicada no Rooda.

“Embora tanto o PPP quanto o Regimento Escolar tentem caminhar compassados para alcançar o objetivo de formação da instituição, ainda se questiona principalmente a avaliação, que se engessa em conceitos e graus incompatíveis com que se pretende”.
Por outro lado, a estrutura curricular da Escola, através das UEP’s, valoriza a integralidade e interdisciplinaridade que, mesmo que os educandos não queiram, não conseguem dissociar uma da outra, o que “obriga” um repensar sobre a avaliação mais efetivo, embora nas Séries Finais com grau, remete a discussões que entendo fazer parte também de uma construção entre docentes. É como olhar o mesmo objeto e atribuir a ele vários significados.
Embora haja este descompasso entre a atribuição de grau à concepção curricular no PPP, há também a diretriz que caminha para que este se efetive.”



Outro aspecto importante do eixo 5 foi pensar no processo de aprendizagem que este curso propõe, as relações estabelecidas de maneira muito estreita, mesmo que ele ocorra de forma não presencial. Quando nos propomos a voltar aos “bancos escolares” de maneira formal, assumindo o papel de alunos sujeitos de própria aprendizagem passamos a compreender melhor como se dá esse processo na vida de nossos alunos, em nossas escolas. Somente olhando a partir do ponto de vista do outro é que passamos a entendê-lo.
Ao refletir os textos sugeridos na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta passamos a visualizar as situações ocorridas no nosso cotidiano, na escola e na nossa sala de aula, de maneira não tão particular. São as relações sem parênteses que os estudos de Maturana sugerem, conforme registro no blog dia 23 de setembro.

http://camilathz.blogspot.com/2008/09/participando-dos-fruns-e-realizando-as.html


As reflexões nos ajudam a questionar as transformações ocorridas na convivência do mundo adulto. Podemos pensar nessas experiências que as relações com nossos colegas professores, nossa relação em sala com os aluno e nossa relação com a direção da escola e os conflitos típicos que ocorrem para podermos nos transformar e ser mais felizes.

Maturana se refere a "nós mesmos conhecendo o mundo". Por isto a importância de sermos observadores e assim, podemos agir sobre nossa realidade. Conhecendo nossas fraquezas, emoções e sentimentos temos possibilidade de mudar. Acredito que esta mudança refere-se também, a nossa própria modificação de pensamento e ação dentro da nossa escola. Para desempenharmos com coerência e êxito a Profissão docente, necessitamos constantemente refletirmos sobre nossa ação diante das circunstâncias e agir com maturidade. Maturana não fala em resolução de conflitos, mas de transformações na própria caminhada.
Dentro desta perspectiva, o Projeto de Aprendizagem realizado sobre Depressão, veio somar com esta reflexão de suma importância, uma vez que este acomete muitos professores em nossas escolas.

http://camilathz.blogspot.com/2008/10/depresso.html

Na elaboração e construção deste Projeto, muito foi o envolvimento e o aprendizado, ocorrido na troca com os colegas.

http://projetostematicos.pbwiki.com/Depressão

Nenhum comentário: