04 dezembro 2010

Eixo 5 (a)

Neste semestre tivemos a oportunidade de trabalhar com as interdisciplinas Projeto Pedagógico em Ação, Organização e Gestão da Educação, Psicologia da Vida Adulta, Organização do Ensino Fundamental, Escola, Cultura e Sociedade, bem como o Seminário Integrador, sendo que este foi marcado por um crescimento bastante significativo para mim. Pude perceber isto visualizando novamente a organização do meu tempo e contentando-me em compartilhar a mudanças e a aprendizagens ocorridas, atividade novamente proposta pelo Seminário Integrador:

http://profecamila.pbwiki.com/Tempo

Conforme o texto lido “Aprendizagem da vida adulta”, “o adulto aprende da mesma maneira que crianças e jovens aprendem. A aprendizagem não está dissociada da idade, mas na forma em que ela se dá. O que difere é que o adulto encontra-se no período operatório formal do desenvolvimento cognitivo, onde, dentre outras características, é capaz de pensar sobre o próprio pensamento. O adulto aprende como qualquer outro: nas relações”.
Essas relações deram-se de maneira harmoniosa entre as interdisciplinas, que se preocuparam em fazer com que conheçamos melhor o que há nos bastidores da educação. Muitas atividades abordaram questões de relevância para nossa prática, como coloco em um relato no meu blog, dia 24 de agosto e 7 de setembro, respectivamente.

http://camilathz.blogspot.com/2008/08/organizao-e-gesto-da-educao-atividade.html


http://camilathz.blogspot.com/2008/09/organizao-do-ensino-fundamental-e-minha.html


“Muitas escolas, ainda hoje, não conseguiram avançar neste processo que pode ser uma excelente opção para uma educação de melhor qualidade. Minha Escola (e digo Minha, pois é assim que penso. Já faço parte dela e ela de mim!) avançou muito desde as últimas eleições. Hoje temos acesso direto com a direção e podemos partilhar de projetos e opinar na forma de conduzir determinadas situações. Temos liberdade de compartilhar idéias e construir juntos uma nova Escola. A partir do ano que vem estaremos redirecionando o PPP e dando oportunidade dos alunos do currículo de partilharem do Turno Integral que será oferecido a nossa comunidade. Esta construção deu-se de forma coletiva, onde todos os segmentos da Escola fizeram sua contribuição. Em consonância com esta nova Escola estão o ECA, a LDB, o PNE, onde o direito á educação se tornou lei. Pensando assim é que queremos disponibilizar uma escola democrática e que faça diferença em nossa comunidade.”
Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental
Atividade 3

Nenhum comentário: