04 dezembro 2010

Eixo 8 (c)

Durante o período de estágio o que pude perceber é que todas as observações feitas pelos alunos parecem ser calcadas de sentido para eles, uma vez que facilmente argumentam sobre suas hipóteses e fazem trocas que demonstram o quanto é prazeroso trabalhar com algo que os agrada, como as plantas, a terra, o meio em que vivem, pois para muitos esta é uma rotina. A diferença é que estamos pensando sobre o que está acontecendo neste processo. Creio que este dia foi muito significativo, principalmente para mim, pois aprendi mais do que qualquer outro. Creio que seja fundamental para a aprendizagem o aproveitar e explorar as possibilidades que a escola proporciona, já que os alunos passam o turno integral nela.
Durante este período o que pude perceber é que os alunos adoram uma aula na rua, no pátio da Escola. Estes perguntavam diariamente se iríamos pra horta ou pro setor de vermecompostagem para realizar as atividades. Outro ponto que me chamou a atenção foi às experiências e descobertas que acontecem nas entrelinhas das atividades. Sempre que programávamos para a ida aos setores da Escola os alunos vinham com botas de borrachas para não se sujarem (muito). Então, todas às vezes faziam experiências com as botas no barro e em poças de água. Faziam certa competição para ver quem conseguia afundar mais seus pés sem molhar as calças e porque isso acontecia. Muitas eram as hipóteses: desde o colega ter o pé maior até o outro ser mais gordinho. Esta é a certeza de que aprender brincando é muito melhor, mais significativo.

Nenhum comentário: