04 dezembro 2010

Eixo 7 (b)

As interdisciplinas do Eixo VII oportunizaram um repensar maior em relação as atitudes de exclusão que ainda existem em nossas escola e que muitas vezes praticadas por nós mesmos. Todos necessitam ter espaço na escola, e este precisa ser respeitado. A pessoa surda, ou adulta que procura a escola regular não deve ser afastada do convívio social. Ela precisa relacionar-se com outras pessoas, aprendendo a se comunicar além de sua família. Respeitar a cultura surda é oportunizar a participação do aluno surdo em sua comunidade, promovendo-o como sujeito. Cabe a nós, professores, promover práticas pedagógicas contra a exclusão e o preconceito, valorizando todos os alunos, sem distinção.
Uma atividade bastante reflexiva no semestre foi selecionar um blog para analisar, onde verifiquei que muitos alunos do PEAD utilizam esta ferramenta como desabafo, como lugar de reflexão e ainda como fonte para outros usuários pesquisarem. Analisando meu próprio blog , percebi que o semestre foi marcado por muitas emoções e sentimentos vivenciados por mim e que refletiram em minha vida como um todo. Não sei dissociar as coisas a ponto de não serem assim. Iniciei o semestre com a intenção de fazer melhor do que os semestres anteriores, me dedicando mais e participando mais efetivamente do grupo do PEAD, porém tive problemas de saúde e fiquei afastada da escola em que trabalho e do curso por um tempo. Mesmo assim procurei realizar as atividades propostas dentro dos prazos determinados. Algumas vezes não consegui cumprir. Neste sentido, não houve uma regularidade nas postagens do meu blog, mas sempre que o fiz procurei refletir e buscar formas de mostrar o quanto este curso me faz uma melhor profissional.

http://camilathz.blogspot.com/2009/09/estou-aberta-para-o-novo.html

Posso afirmar que tudo o que vivenciei neste semestre não foi pouco. Sinto-me mais habilitada quanto professora, me fazendo sempre repensar em que práticas educativas, me tornando diariamente uma profissional melhor, pensando em como gostaria que as professoras os meus filhos agissem.

Nenhum comentário: