13 setembro 2009

Estou aberta para o novo!

Neste semestre alguns alunos foram provocados a serem mediadores dos fóruns do Seminário Integrador, onde fui contemplada. Assim, percebi que não é tarefa fácil mediar algo, uma discussão, uma reflexão. As pessoas são diferentes e cada uma quer “vender seu peixe”, sem que muitas vezes levem em consideração as ponderações do outro. Porém, isto me fez pensar que na nossa sala de aula devemos ter o mesmo tato e percepção que temos nas discussões no PEAD. Daí vem minha colocação “no versículo bíblico Romanos 12:2 Paulo, discípulo de Jesus, faz uma advertência: “Não se conformem com este século, mas se renovem pela transformação das suas mentes”. Muitas vezes não temos como colocar coisas novas em nossa vida se os lugares estão ocupados por outras coisas. Cito, ainda, como exemplo, a experiência relatada por Maria Bernadete Castro Rodrigues, no texto Planejamento: em busca de caminhos, sugerido como leitura na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação. A autora relata o quanto suas alunas trabalhavam mecanicamente em seus planejamentos e o quanto esta prática a incomodava. Ao abrir-se e buscar outras formas de pensamento, permitindo-se algo novo, entendeu a real importância do planejar e passou a defender uma nova prática, onde o planejamento passava a ser ferramenta indispensável e coerente. Se ela não tivesse abandonado a antiga prática, não teria como adotar nova postura, em sua mente não haveria lugar para renovação”.

Ainda tenho muito a aprender, mas me sinto privilegiada em poder perceber que estou aberta a esta transformação, mudança de paradigma. Dentro das devidas proporções, às vezes me sinto como Raul Seixas: “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”

2 comentários:

Beatriz disse...

Querida metamorfose, trata agora de colocar esse gás todo a serviço do curso.
Um abração
Bea

Simone disse...

Olá Camila!
Vim visitar teu blog. Mais um semestre iniciando e novos registros sendo feitos.
Concordo contigo que um bom educador está com frequência se observando, se questionando e buscando mudar.
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre!
Um abraço, Simone - Tutora sede