04 dezembro 2010

Eixo 4

Ao iniciar o quarto semestre não imaginava que seria tão intenso e desafiador. Ao apresentar de cada interdisciplina, ia refletindo em como seria proveitoso e positivo meu processo de aprendizagem, já que uma “vitória” seria o acesso ao ambiente virtual com banda larga que havia adquirido juntamente com meu irmão, como relatei em meu blog em janeiro de 2008:

“Até que um dia a tecnologia chegou a minha casa...
olha que chique:

Estou com computador em CASA!!
E mais ainda... com BANDA LARGA!!

Bem, não é tão larga assim, pois seguidamente cai.
O acesso é por modem da Claro.
O sinal em minha casa não é muito bom,
mas a empresa garantiu que o alcance será maior em breve.

Que legal!! Estou muito feliz por isso.
Tenho certeza que esse "avanço tecnológico"
melhorará meu desempenho no curso do PEAD”.

O que não pensei no momento é que meu desempenho dependesse mais da organização do meu espaço e do meu tempo do que propriamente do acesso a banda larga. Isto é mais relevante do que qualquer outra coisa para mim (já que tenho muita dificuldade em organizar-me para utilizar o tempo que possuo de maneira adequada). As reflexões sugeridas nas aulas presenciais do Seminário Integrador e as tarefas executadas foram bastante interessantes, pois era pensado em como ocorre a nossa aprendizagem e como é complicado desfazer o que já tínhamos pronto em nossas mentes, entrar em conflito com o que antes era a nossa verdade.
Com os trabalhos sugeridos na Interdisciplina de Ciências pude trabalhar com meus alunos em sala de aula as transformações que ocorrem com a natureza ao longo dos anos e a atuação do homem no meio ambiente e tudo que este pode causar de mal para o nosso planeta, tarefa executada nas aulas práticas que fazemos com ao primeiro ano no jardim, na horta da escola, no setor de vermecompostagem, dentre outros.
Pude, também, realizar atividades que abrangesse tanto as interdisciplinas de Ciências como Tempo para desenvolver um estudo referente aos problemas causados pelo lixo inorgânico jogado no pátio da escola diariamente e a poluição nos açudes da mesma, ao longo dos anos. Foi realizada a secagem dos açudes para aumentar a profundidade e limpeza dos mesmos. Pesquisamos com os professores e funcionários mais antigos para conhecerem um pouco da história destes, bem como as mudanças que neles ocorreram. Cada aluno refletiu sobre os problemas do local, confeccionando brinquedos com o lixo que foi jogado nos açudes e pátio.
Todos esses conceitos podem tornar-se mais amplos e serem trabalhados visando outras interdisciplinas, como Matemática e Estudos Sociais, desafiando os alunos a estabelecer integração entre estes.
Penso que todo esse processo poderia ter maior aproveitamento e riqueza se tivesse registrado e publicado em meus ambientes virtuais. Porém, os maiores beneficiados nisso foram os alunos que pensaram, repensaram e tiveram atitudes muito positivas durante este tempo (tempo que não é definido em algumas aulas ou projetos, mas na busca de uma prática constante).

Nenhum comentário: