05 novembro 2010

Eixo 3



" Há escolas que são

gaiolas e há escolas

que são asas...

Escolas gaiolas

prendem. Escolas asas

ensinam a voar."

Rubem Alves




Iniciando as aulas nesta segunda-feira iniciaremos o Conselho de Classe Participativo e Preventivo na Escola .
Tenho pensado se minha ação pedagógica
tem sugerido a estes asas ou grilhões...
Confesso que por vezes minhas atitudes ainda são castradoras
e não gosto disso.
Tenho me esforçado muito para fazer de minha prática caminhos para
o desabrochar de cada aluno. Ainda bem que conto com uma equipe pedagógica
bastante auxiliadora. Este curso tem me ajudado muito nesta reflexão.
... e espero ao final deste eu seja uma pessoa muito melhor!
Postagem no blog em julho de 2007.

Foi com este pensamento que iniciei este semestre, que foi marcado por um crescimento notório em minha prática de sala de aula. Uma das aprendizagens mais significativas do semestre foi o pensar em relação ao que se quer com determinada atividade proposta aos alunos.
Algumas atividades propostas durante o semestre, como por exemplo, o Inventário Criativo na interdisciplina de Teatro, possibilitou um pensar na intenção da proposta a ser realizada na sala de aula, como também na elaboração de projetos como o de Arte.
Ao realizar o projeto do Inventário Criativo refleti muito sobre qual a melhor maneira de promovê-lo para que fizesse realmente diferença na aprendizagem de meus alunos. Pensei, então, que deveria "alinhavar" todo o processo para que nenhuma informação se perdesse, assim como faz a estrutura das interdisciplinas deste curso. Foi valioso para minha aprendizagem, uma vez que coloquei em prática as abordagens e contribuições que as interdisciplinas traziam fazendo da sala de aula um espaço muito mais dirigido e dinâmico. Utilizei muito também, os textos sugeridos na disciplina de Ludicidade, pois o brincar até então tinha mais a função de distração do que de aprendizagem.

Um dos marcos do curso é a possibilidade de utilizar a tecnologia em nossas salas de aula, seja no uso dos laboratórios de informática, nas filmagens e mesmo fotografando as atividades realizadas. Na época ainda não possuia computador em casa, utilizava na casa de meu irmão, onde a conexão era discada e não possuia filmadora nem mesmo máquina fotográfica digital. Porém isso não impedia que se fizesse uso da tecnologia em sala de aula. Muitas vezes pedia emprestada a filmadora ou a máquina digital para registrar as atividades de relevância nos projetos da escola e depois mostrava à turma os resultados. As crianças gostavam muito, pois dava-se a oportunidade de visualizar-se e aí iniciava o trabalho de avaliação de cada componente da turma: Como participei da atividade? Como foi minha integração com os demais colegas?

A aprendizagem mais relevante deste semestre se deu com a possibilidade de minha participação e integração em grupos de trabalho com as colegas do PEAD, pois oportunizou a troca de vivências e realidades enriquecendo de forma efetiva meus posicionamentos e forma de trabalhar em sala de aula, resultando aulas mais interessantes e com melhor participação e aprendizagem dos alunos. Este possibilidade de troca foi possível a partir do momento em que eu permiti, me interessando pelas postagens, procurando comunicar-me com outras colegas e em consequência crescendo pessoalmente resultando um profissional mais apto a desenvolver meu potencial em sala de aula.
Ressalto a interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem que possibilitou leituras muito interessantes e discussões pautadas em nossa prática diária. A atividade de contação de história foi um excelente exercício para nosso procedimento pedagógico, pois permitiu um despertar para as histórias infantis apresentando de forma lúdica as mesmas. Outro instrumento utilizado com ótima aceitação em sala de aula foi a música, onde foi pesquisado as músicas de infância de cada criança. Em sala cantamos e podemos marcar o compasso e o ritmo de cada melodia. Esta atividade fez com que cada criança olhasse de forma diferente sua meninisse e a de seus pais. Houve momentos de carinho nas famílias.
Penso que este semestre foi enriquecedor para minha formação profissional e pessoal, pois me senti parte integrante do curso de Pedagogia, sentindo satisfação e alegria em fazer os trabalhos propostos e aplicá-los nas minhas aulas com resultados mais positivos.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Mila!!!!

Vamos lá garota!!!!Tu podes com certeza!!
Passarei em breve para ver as novidades!

Abraços,
Vanessa