05 novembro 2010

Eixo 1




“Muitas velas. Muitos remos.
Âncora é outro falar…
Tempo que navegaremos
não se pode calcular.
Vimos as Plêiades. Vemos
agora a Estrela Polar.
Muitas velas. Muitos remos.
Curta vida. Longo mar.
Por água brava ou serena
deixamos nosso cantar,
vendo a voz como é pequena
sobre o comprimento do ar.
Se alguém ouvir, temos pena:
só cantamos para o mar…
Nem tormenta nem tormento
nos poderia parar.
(Muitas velas. Muitos remos.
Âncora é outro falar…)
Andamos entre água e vento
procurando o Rei do Mar”


Cecília Meireles



Ainda lembro daquele dia frio em 2006 em que nos reunimos para prestar a avaliação que nos possibilitaria estar aqui, hoje. Lembro que escrevi, numa produção de texto, sobre as Escolas Agrícolas e o quanto os órgãos governamentais deveriam dar mais atenção a estas. Naquele dia só queria poder cursar Pedagogia pela UFRGS. Não imaginava no que isso implicaria. Não calculava o quanto de mim permaneceria igual, ou mudaria. Por muitas vezes esqueci de olhar as velas, os remos... fitava a âncora. Quando iniciou as aulas do primeiro semestre, a dificuldade no uso das ferramentas me apavoraram e percebi o quanto estava distante deste mundo. A interdisciplina de Tics me ajudou muito neste processo, dismistificando o que ainda não conhecia. Ao criarmos o blog não pensava o quanto esta ferramenta seria fundamental para o curso e para a troca na rede que estava se estabelecendo com o passar das atividades, tanto que durante este tempo utilizei-o apenas para postar novamente algumas atividades da interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade e Escola, Projeto Pedagógico e Currículo.


Numa postagem do dia 22 de novembro de 2006 falava assim:
"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo." Galileu
Hoje trabalho com 1ªsérie e 2ªsérie na Escola Canadá. A experiência está sendo muito desafiadora, já que nunca havia trabalhado como alfabetizadora. Repenso diariamente minha prática: “Quanto errei hoje? Muito? Pouco? Como farei amanhã pra ficar melhor? Será que adiantou alguma coisa?” Penso que estas perguntas devem se feitas diariamente para nós mesmos e também para outras pessoas de nossa confiança (preferencialmente que confiemos nas nossas supervisoras e orientadoras escolares).
Espero que este curso me proporcione ter mais conhecimento teórico para embasar minhas iniciativas e fortalecer-me nas angústias diárias.
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Einstein

Eram dias de angústias constantes, pois dominava pouco as tecnologias, havia cobrança das professoras e tutoras, sentia-me distante de todo o grupo (o formato de aula à distância era novo e difícil para mim). Pensei por muitas vezes recorrer à âncora... Porém, agradeço a Deus e a alguns grandes amigos que me ajudaram a pegar novamente os remos e se propuseram a remar, junto comigo. É! Não sou mais a mesma!

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Camila!


No início, como tudo que se apresenta novo e diferente, foi difícil e desestabilizou muito as rotinas. Porém, neste momento de retomada, através dos registros do blog, está sendo possível verificar as mudanças e aprendizagens que construímos neste curso.

Grande abraço,
Vanessa

Colégio Érico Veríssimo disse...

Outra coisinha que acabei esquecendo de te alertar: É muito importante fazer referências às inters trabalhas em cada eixo, tuas aprendizagens e a relação com a prática, conforme as orientações do SI, ok?