12 dezembro 2010

Eixo 9

“O ser humano, guiado pelo sentido da beleza, transpõe o acontecimento fortuito para fazer dele um tema que, em seguida, fará parte da partitura de sua vida. Voltará ao tema repetindo-o, modificando-o, desenvolvendo-o, transpondo-o, como faz um compositor com os temas de sua sonata.”

Milan Kundera



Beleza...
Análise feita a partir da minha experiência, vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá.

Acontecimento fortuito...
Possibilidade de fechamento da Escola por não haver um decreto específico que regulamente o ensino agrícola no ensino fundamental.

Tema...
Escola Canadá, com uma história de 50 anos valorizando o meio ambiente.

Parte da Partitura...
A Escola buscou uma alternativa, implantando o Turno Integral para os alunos das séries iniciais, oferecendo atividades ministradas por sete oficineiros, distribuídos entre as oficinas de Hora do Conto, Hora do Tema, Hip Hop, Artes, Vídeo, Atividades Esportivas e Educação Ambiental.

Sentido da beleza...
Parar e olhar os acontecimentos fortuitos!
Movimento de pensar e repensar possibilidades;
Movimento de avaliar;
Movimento de escrever a história;
Movimento de documentar a história;
Movimento de voltar ao tema repetindo-o, modificando-o, desenvolvendo-o, transpondo-o;

Continuar a sonata!

Este semestre foi dedicado para pensar o tempo vivido no PEAD – desde 2006, o tempo de estágio e transforma-los em Trabalho de Conclusão. Assim, pode-se perceber que todos os componentes do curso, professores, tutores e alunos, estavam bastante empolgados e apreensivos com tanta informação por aplicar. Para mim, foi um tempo muito importante, pois foi o tempo de aplicar as aprendizagens vivenciadas no PEAD para documentar a história da minha Escola na forma de estudo de caso desta, uma vez que passou a oferecer o Turno Integral aos alunos das séries iniciais. Foi, ainda, um crescimento notório em minha prática docente, pois penso que hoje minhas ações são mais pensadas e avaliadas por mim. O mais significativo que levo do curso é o pensar, o refletir sobre a intencionalidade das atividades propostas para os alunos, a possibilidade de se trabalhar em Projetos de Aprendizagens, e ainda, a possibilidade de se trabalhar com o uso da tecnologia na sala de aula.
Agradeço imensamente a oportunidade de viver este tempo com pessoas tão especiais que encontrei neste curso. Pessoas que acreditam na educação e no potencial das pessoas. Espero poder responder a mesma altura durante minha prática na Escola.

O término do 9º eixo não é um tempo que finaliza, que acaba, mas acredito ser um tempo de começar, de abrir possibilidades. A cada dia Deus nos dá a oportunidade de recomeçar... Acredito ser esse o exercício do magistério.

Nenhum comentário: