04 dezembro 2010

Eixo 6 (b)

A aprendizagem de algo só é relevante se houver significado para aquele que aprende. Pensando assim, julgo ser, dentre as aprendizagens do sexto semestre, a questão da dificuldade da vida prática de pessoas com alguma necessidade especial e nosso papel como educadores.
Quando li os textos sugeridos e refleti sobre estes não imaginamos o que seria, na realidade, passar por alguma dificuldade física, seja ela qual for.
Durante o tempo que me afastei do trabalho e das aulas do curso PEAD por motivos de saúde, estando em repouso, precisei, por algumas vezes, deslocar-me em locais públicos utilizando uma cadeira de rodas. Na ocasião não me causou estranheza ou incômodo tal recurso utilizado, pois sabia que esta era uma situação momentânea, e que dentro de algumas semanas minha vida voltaria ao normal. Porém a surpresa e desconforto deram-se em relação ao olhar preconceituoso e a falta de organização do espaço a fim de atender a necessidade de transitar que a pessoa que utiliza a cadeira de rodas como meio de locomoção.

http://camilathz.blogspot.com/

Esta experiência valeu-me como suporte para melhor entender o que se passa com pessoas que necessitam deste auxílio e como devo dedicar um olhar mais sensível aos alunos com necessidades especiais.
É dever do professor dedicar esta atenção especial, pois a capacidade de locomover-se favorece a inclusão dos alunos na vida sócio escolar pela autonomia, independência pessoal, auto suficiência, conferindo-lhes os atributos necessários à sua plena e satisfatória integração social.
Deste modo, o professor deverá levar em consideração ao planejar as suas aulas estes aspectos, reservando tempo em sua aula para o compartilhar de numerosas oportunidades para o relacionamento social de todos os alunos, bem como os alunos com necessidades especiais, dentro da comunidade escolar, antes de considerar que os objetivos das disciplinas foram atingidos.
Para tanto, além do olhar sensível, os professores devem ser especializados na área, com formação metodológica e didática que capacite tal inclusão. Este foi um semestre bastante intenso e rico em informações.

Nenhum comentário: