07 setembro 2008

Organização do Ensino Fundamental e minha vivência

Hoje aproveitei o domingo ventoso para finalizar a leitura dos textos da Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental e percebi o quanto minha Escola caminha para a participação coletiva dos indivíduos que fazem parte da comunidade escolar. Desde o ano passado estamos estudando e projetando uma nova escola, que contemple o Turno Integral para os alunos do currículo, já que a escola possui esta opção aos alunos de 5ª a 8ª séries. Ao iniciar esta discussão e este projeto, iniciou-se concomitantemente, a participação de todos os envolvidos na elaboração, até mesmo, das opções de horários para cada atividade. Penso que este é um momento riquíssimo e que estamos escrevendo a história da nossa escola com democracia e consciência de querermos uma educação pública de melhor qualidade. Penso, também, que este processo está acontecendo porque agimos como se a escola fosse NOSSA, e assim nos referimos a ela. Esta já faz parte de mim e eu dela.


“A democracia participativa , é aquela em que os cidadãos, ao sentirem-se fazendo parte de uma nação ou grupo social , têm parte real na sua condução e por isso tomam parte na infindável construção de uma nova sociedade da qual se sentem parte.’’ Bordenave (1994)

4 comentários:

Beatriz disse...

Camila!! Esse é o momento que tens a chance de participar da construção do diferente!! Não esquece de introduzir na discussão a necessidade de flexibilizar tempos e espaços. O que isso significa? Possibilidades de trabalhar mais tempo em uma ação interdisciplinar ou em uma semana trabalhar bastante em ciências Naturais porque eles se interessam ou necessitam e na outra mais matemática eassim por diante. E os espaços? A aula é todo o espaço em que se aprende. Assim, ter grupinhos no pátio, na biblioteca, vendo um vídeo e outros entrevistando, tudo ao mesmo tempo, vai dar uma nova cara e dinamismo à escola. Garanto que ela vai ficar mais agitada mas muito mais disciplinada.
Um abração
Bea

luskinhas disse...

tambem fui aluno do canada camila gostaria de falar com voce 34425689

luskinhas disse...

luis felipe mares barticelli formando em 2004 com paola jeferson douglas marcos fabiano nejar etc liga uma hora pra mim tem q ser de manha tenho interesse de reencontrar velhos amigos tu foi professora tem como me ajudar passando para meu blog no minimo fotos ou telefonesde alguns deses nomes q te passei professora camila principalmente do jeferson ivair dacunha mais conhecido como peixe pintado
lui@mares.com

shaftrs disse...

prof' camila concordo com o que escreveste em seu blog,organizar é fundamental aimda mais por uma agrande escola no qual fui aluno de 89/92 tenho muita saudades deste lugar maravilhoso que me deu muitas oportunidades de conhecimento e lição de vida...a simplicidade o amor que professores funcionarios e toda comunidade..é o alicerce para que muitos alunos possam usufruir e levar para sempre tudo que a escola pode lhes ensinar. MARCO AURELIO ANDRADE NASCENTE.turma B