23 julho 2008

Interdisciplina Seminário Integrador

A Interdisciplina Seminário Integrador provocou-nos incessantemente a sermos pessoas melhores do que somos . Buscando desenvolver a habilidade de pensamento e crítica dentre os alunos, foi marcada com leituras interessantes e diálogos permanentes. Um fator relevante a ser levantado é que esta interdisciplina visa incitação da dúvida que gera argumentação, promovendo atividades para aplicarmos em sala de aula, onde os alunos sejam estimulados a procurar respostas através de descobertas e discussões entre si, experiências e evidências. Dentre as conclusões levantadas, o professor deve ser um facilitador do conhecimento, desestabilizando as concepções já existentes dos alunos, e estimulando os alunos a pensar, explorar e questionar. Foi assim com nós, alunas, também! É necessário desacomodarmos para que as coisas tenham sentido e façam diferença também. O comentário que a professora Iris fez na atividade do PIE revela o quanto é importante e necessário retomarmos questões que ainda não foram plenamente resolvidas por nós:

“Olá, Camila! O primeiro item do teu plano é um compromisso que já deves ter estabelecido com o curso. Assim, ele não faz parte do teu plano individual de estudos, mas da tua rotina junto ao PEAD. O segundo tem é interessante e podes desdobrá-lo um pouco mais, especificando um cronograma mais detalhado para a realização destas leituras e pesquisas em sites voltados para alfabetização. Com que regularidade vais realizar estes registros? Vais analisar os sites e os artigos lidos, é isso? Um cronograma mais detalhado vai te ajudar a organizar o tempo e nós poderemos te acompanhar melhor. Abra@os, Iris”





Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever,
mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender."

(Alvin Toffler)



Enfim, as dúvidas e certezas devem nos fortalecer para que busquemos melhorar a cada dia e sermos mais felizes.

Nenhum comentário: