23 julho 2008

Interdisciplina de Ciências

A Interdisciplina de Ciências se caracteriza por atividades que nos levam a uma reflexão sobre nossas concepções de natureza. Estas reflexões nos ajudaram no amadurecimento quanto a conceitos científicos que por vezes absorvemos sem muita análise crítica. A importância do ensino de ciências é reconhecida em todo o mundo, em grande parte em virtude das recentes descobertas no campo do estudo das concepções construídas pelas crianças.

As aulas de ciências auxiliam os alunos a pensar de maneira lógica sobre os fatos do dia-a-dia e a resolver problemas práticos; estas habilidades intelectuais serão valiosas para qualquer outro tipo de atividade que estes podem desenvolver em qualquer ambiente em que estejam inseridos, contribuindo positivamente para o desenvolvimento de outras áreas.

As aulas de ciências podem adquirir um aspecto lúdico, envolvendo as crianças no estudo de problemas interessantes, de fenômenos que as rodeiam em seu cotidiano, como feito nas atividades de luz e sombra. As crianças amaram e “sentiram-se parte” da natureza. Pensando desta maneira, uma das funções relevantes do professor com a intenção de formar cidadãos é saber questionar os alunos. Não no com o objetivo de avaliar seu desempenho escolar, se aprendeu ou não os conteúdos, mas no sentido de provocar posturas contestadoras e críticas, sendo a argumentação calcada na maneira científica de pensar, ou seja, de maneiralógica,consistente e fundamentada.

Ressalto o planejamento feito nesta interdisciplina que, com certeza, pretendo colocar em prática no próximo trimestre escolar.

http://profecamila.pbwiki.com/Plnejamento-Ci%C3%AAncias

As leituras e reflexões realizadas nesta interdisciplina e atividades desenvolvidas em consonância ao tema estudado levam a conscientização da preservação dos seres vivos e do meio ambiente, fazendo-nos participantes ativos na natureza.

Nenhum comentário: