23 julho 2008

Interdisciplina de Matemática


Durante este semestre a interdisciplina de matemática destacou-se por grande quantidade de atividades a realizar, mas também pela busca das reflexões das tarefas já realizadas e também pela densidade de discussões. Ressalto o comentário da tutora Simone que avalia uma atividade que realizei e traz outros questionamentos para aprofundar as questões estudadas.

Simone: Olá Camila!! Parabéns pela postagem das atividades! Trouxeste diferentes exemplos de onde observas números em tua vida. A atividade NO1 está ok e não há necessidade de ajustes. Mas deixo algumas questões para reflexão: Assim como tu, observas que teus alunos também se deparam e usam os números em situações do dia a dia deles? De que maneira poderias usar esses números do cotidiano dos teus alunos para elaborar uma atividade?

http://profecamila.pbwiki.com/N%C3%BAmeros-e-Opera%C3%A7%C3%B5es

Dentre as discussões realizadas na interdisciplina penso que a conclusão de maior relevância é o objetivo central que o ensino da matemática traz, desenvolvendo nos alunos conceitos e habilidades de observação, de comparação, de compreensão, de análise, de síntese, de memorização, que possibilitem as crianças a reconhecer o número no seu dia-a-dia, levantando hipóteses, empregando estratégias de resolução de situações-problemas, preparando-os para a vida na sociedade na busca da cidadania.

Segundo Philippe Perrenoud “a transferência e a mobilização das capacidades e dos conhecimentos não caem do céu. É preciso trabalhá-las e treiná-las, e isso exige tempo, etapas didáticas e situações apropriadas. A escola básica deve ser uma preparação para estudos longos. Deve-se enxergá-la como uma preparação de todos para a vida. Formulando-se mais explicitamente os objetivos da formação em termos de competências, lutamos abertamente contra a tentação da escola de ensinar por ensinar...”

Durante a realização das tarefas tivemos a oportunidade de repensar nossas práticas que constantemente entram em conflito com as discussões entre o grupo, como relatei numa atividade postada.

Lendo o texto “A base de todas as operações” percebo que minha prática ainda é bastante semelhante a descrita nos primeiros parágrafos. “Dominar” as noções mais simples e “avançar” conforme o tempo vai passando, não levando muito em consideração todo o conhecimento anterior. Este tempo está sendo excelente para repensar minhas práticas e convicções.”

A todo o momento nos deparamos com a relação de professor detentor dos saberes (sem sabores) e de professores mediadores e competentes, capazes de desenvolver competências próprias e de seus alunos. Penso que é isso que buscamos neste curso, e a interdisciplina de matemática soube tratar essas questões de forma muito clara e aplicável.

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