12 agosto 2009

Filosofia da Educação _ Recuperação

Durante este período de recuperação foi dada a oportunidade de repensar a educação e nossa pratica em sala de aula. Na interdisciplina de Filosofia da Educação realizamos leituras de textos de Kant (2002) e Adorno (1974) tratando de um assunto bastante em voga nestes dias: a educação, a civilização, a disciplina e a liberdade, contrapondo-as entre si. Este é um assunto que pauta as reuniões docentes e que, por vezes, traz discussões sobre qual seria a fórmula para que estes conceitos transcorressem de forma adequada nas salas de aula e, consequentemente, na vida diária dos alunos. Penso que a questão principal seja em como se dá o processo de aprendizagem dentro de um contexto de disputa de poderes, onde professores e alunos concorrem para saber “quem manda e quem obedece”.
Cabe a nós, professores que buscam uma qualificação adequada, fazer o diferencial e buscar alternativas que tornem o ato do diálogo e da compreensão uma prática viável e eficaz para que a educação e aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.
Trago um trecho do trabalho desenvolvido neste período, que considero bastante relevante:
“Não julgo fácil esta tarefa, porém a considero encorajadora, já que estas discussões estão sempre presentes no Pead, onde todos buscam uma forma de fazer melhor o que já fazem há anos, não perdendo o prazer que está arraigado em todo o processo da educação.”

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