12 agosto 2009

Questões etnico-raciais na educação_ Recuperação

A proposta de Recuperação da interdisciplina de QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA não foi diferente da proposta lançada durante todo o semestre: o repensar sobre as questões étnico-raciais e nossa prática em sala. Uma boa maneira para que esta se efetive é o ter bastante claro para nós mesmos qual a importância da inclusão das questões étnico-raciais nos currículos da Escola Básica. Precisamos, primeiramente, saber a importância da diversidade para a construção da aprendizagem. A valorização do outro como sujeito, diferente de mim, porém não menos importante e interessante, penso ser a ferramenta que pontua uma educação de igualdade. As diferenças étnico-raciais necessitam ser tratadas na Educação Básica de forma responsável e acolhedora, evitando o uso de apelidos ou chavões que desmereçam uma criança, dado que as diferenças são de suma importância para que se aprenda dentro da diversidade de culturas.
Diariamente nos deparamos com situações onde pessoas (alunos ou até mesmo professores) têm atitudes preconceituosas que desqualifica o outro. Não podemos ficar apáticos quando acontecem estas situações. Precisamos nos posicionar frente a estes preconceitos e agir como gostaríamos que a professora de nossos filhos agisse. O repensar e se transformar frequentemente é a forma de que estes objetivos se evidenciem em nossa prática diária.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Ótimo Camila!
A possibilidade de retomar e refletir sobre realidades e posturas já consolidadas reforçam a idéia de que devemos estar em constantes formações, não é mesmo? As vivências, os textos e atividades realizadas por esta inter possibilitaram estas reflexões e nos propuseram o "repensar".

Grande abraço!