12 janeiro 2007

ECS 11 Políticas Públicas de Educação

Políticas Públicas Educacionais

Sabemos que grande parte da população não tem oportunidade de freqüentar uma escola, mesmo que seja assegurado por lei esse direito, o acesso a uma educação de qualidade e igualdade.
As oportunidades educacionais são oferecidas para a população de acordo com a sua posição social. O sistema educacional brasileiro atende uma pequena quantia da população que é desigualmente distribuída. Quanto mais pobres são as pessoas, mais pobre é a escola e piores são as condições de trabalho dos professores. É o que vemos dentro das realidades que conhecemos. As escolas públicas por dependerem das verbas dos governos federais, estaduais ou municipais, sofrem grandes dificuldades desde os materiais didáticos e pedagógicos que são pobres e insuficientes, salários dos professores baixíssimos, que influenciam no tipo e qualidade da educação. Mas também sabemos que algumas escolas públicas não perdem na qualidade da educação para algumas escolas particulares.
O que é possível constatar também, que muitos jovens não conseguem freqüentar um curso superior devido a qualidade de ensino que tiveram, ou também pela dura concorrência desleal com outros jovem que se prepararam em cursinhos ou porque estudaram em escolas particulares, e também porque muitos necessitam trabalhar.
Enfim, são vários os fatores que contribuem para essa total desigualdade na qualidade do ensino para nossas crianças e jovens.
Se fizermos valer as considerações de Paulo freire, os professores refletirão sobre seus afazeres pedagógicos, modificando aquilo que achar preciso e fazer a cada dia a opção pelo melhor. Certamente se há tentativas, há esperanças e possibilidades de mudanças daquilo que é necessário mudar, a transformação ocorrerá. E se os governantes também conscientizar e agir desta forma, com certeza o ensino público no Brasil crescerá, tornando-se eficaz.

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