12 janeiro 2007

Atividade 6 - ECS -Weber I

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológica -
Relações de poder e hierarquia - Weber

Ao relacionar Weber com minhas vivências observando as situações de relações de poder e hierarquias. Essa hierarquização que dentro das escolas funciona (direção, professores, funcionários e alunos) nos papéis de dominantes e dominados ocorre quase que inconscientemente e amparados pela burocracia do próprio sistema.
É bastante comum em escolas pessoas que ocupem cargos diretivos se apropriarem desta, impondo suas idéias como se fossem as melhores e únicas, não abrindo espaço para discussões e idéias divergentes as suas. Porém, é necessário que estas relações existam para que haja coerência nos papéis. Penso que, na verdade, os diretores deveriam ser aqueles que direcionam e organizam o andamento da escola, e não aqueles que mandam nela.
Em nosso sistema educacional geralmente temos estas situações bem claras. Temos a direção que comanda a escola em geral e na sala de aula o professor é quem conduz os alunos (de certa forma é ele que comanda), e assim por diante. Na família também acontece assim: os pais comandam, decidem em favor de seus filhos...
Em quase todas as relações tem-se que estabelecer autoridade x poder x hierarquias para que haja ordem. Porém, não é necessário ser autoritário para ter autoridade e usar isso para ter poder. É possível ter relações saudáveis de hierarquia.
É muito importante que a escola cultive de maneira bastante sutil a criação destes conceitos de hierarquia, pois durante toda a vida os alunos terão que se subordinar em algum momento. É necessário prepará-los para isso e também orientá-los para que exerçam seus papéis de maneira tranqüila, agindo com consciência e maturidade de forma construtiva.

Nenhum comentário: