08 janeiro 2007

Atividade 7 ECS **Marx & Engels


Marx ( 1818-1883) e Engels (1820-1895) viveram na Europa no início do século XIX com uma economia heterogênea, a Inglaterra industrializada com classe operária organizada, a França com economia rural e com agitação revolucionária e a Itália atrasada na industrialização.
O intelectual Karl Marx, um dos fundadores da Sociologia, nasceu na cidade mais antiga da Alemanha, Trier ou Tréveris, em 5 de maio de 1818,em uma família de classe média. Era alemão, mas seu pai era rabino, então um alemão-judaico. De início foi judeu, mas com o passar do tempo tornou-se ateu por acreditar que a religião era o ópio do povo, não permitindo que o mesmo lutasse. Foi um conjunto de homen, influenciou também a filosofia, a economia e a história. Quando jovem apaixona-se por Geny, filha do Barão de Wesphallen, um homem muito influente da cidade, e após retornar da Universidade de Borm, onde cursou o a faculdade de Direito, casa-se com ela. Foi morar na França com sua esposa. Tinha um empreendimento jornalístico, como uma revista, para driblar a censura. Durante esse período de sua vida conheceu Friedrich Engels, que foi seu editor, colaborador, bancário, admirador e amigo.
Tal qual Marx, Friedrich Engels foi um filósofo alemão, nascido em 28 de novembro de 1820 e filho de um rico industrial de Barmen. Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Escreveu “A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra”, obra publicada em 1845. Foi durante o período em que acumulava material para compô-la, que encontrou Marx em Colônia. A partir de então, passou a participar ativamente do movimento operário e socialista internacional. O trabalho conjunto de ambos se deu de maneira tão intensa que o próprio Manifesto Comunista foi uma obra escrita a quatro mãos. Ajudou também a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
Para Marx e Engels, é fundamental que a classe operaria tomasse conhecimento da própria da força, conscientizando-se da alienação que lhe é imposta pelos valores da classe dominante. Somente assim haveria de instaurar uma sociedade igualitária a partir da organização de um partido revolucionário.
Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo, de acordo com Marx é selvagem, pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.

Nenhum comentário: