22 novembro 2006

Escola Canadá


A Escola Estadual de ensino Fundamental Canadá é uma escola agrícola, fundada em 06 de maio de 1957 e localizada no Passo do Vigário, município de Viamão, próxima a RS 040, se diferencia das demais por sua prática agropecuária. Na época de sua fundação, tinha a finalidade de formar mestres agrícolas, com certificado de conclusão de iniciação e mestre agrícola Recebeu o nome de Escola de Mestria Agrícola Canadá, homenagem ao Embaixador Canadense que em visita ao Estado, na época da fundação da escola.Este mesmo Embaixador trouxe vários presentes para a Escola, entre os quais vários implementos agrícolas para seu funcionamento.
A Escola tem por finalidade formar conhecimento básico para alunos que oriundam do meio rural e urbano como forma de despertar a vocação agrícola. A estrutura da escola em área, mantêm seus pavilhões originais bem como o prédio da Estação Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, construído no início do Século XX.
Atualmente, a Escola Canadá possui aproximadamente 300 alunos, todos se conhecem pelo nome, com uma faixa etária de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos, oriundos da região metropolitana de Porto Alegre e em sua maioria, de origem rural. Para tanto, está estruturada para receber alunos externos - de 1º a 4º série, e em regime de internato e semi-internato - 5º a 8º série, clientela esta que, coerentemente com a filosofia da escola, é oriunda do meio rural - filhos de pequenos agricultores, ou os que são vocacionados para este tipo de atividade.
É uma escola que mantém o ensino agrícola como bandeira e cuja fundamentação, em sua ação educativa, baseia-se, principalmente, na valorização do homem rural e da terra, na sua fixação ao campo, na melhoria das condições de produtividade de solo, na diversificação de atividades na pequena propriedade rural, incentivo à experimentação, preservação dos recursos naturais, na adequada utilização de uma agropecuária biológica e na preservação e expansão do patrimônio cultural próprio do meio rural. No Currículo da Escola estão incluídas disciplinas do Núcleo Comum e a Parte Diversificada, que é formada pelas Unidades Educativas de Produção que visam proporcionar condições de ensino-aprendizagem, através de projetos diversificados que assegurem a vivência teórico-prática de atividades inerentes ao setor primário da economia, onde o aluno desenvolve as atividades e, através do “Aprender Fazendo” busca a auto-suficiência na manutenção dos projetos agropecuários que são propostos nos diversos setores.

As atividades, voltadas para o meio-rural, são:
-Jardinocultura (Viveiro de Mudas)-Herbário (Viveiro de Plantas Medicinais)

-Artesanato, Cunicultura, Industria rurais, -Psicultura, Silvi-fruticultura, Gado Leiteiro,-Suinocultura e Avicultura.

O atendimento é feito durante os 365 dias do ano, às 24 horas do dia. Para isto, está montada toda uma estrutura de atendimento, que vai desde o estudo noturno, onde os alunos internos, com o acompanhamento de professores, são orientados em suas tarefas escolares e os cuidados dispensados por vigilantes e professores que residem na própria escola, durante a noite, até plantões de professores e alunos, em feriados, fins-de-semana e férias, pois as atividades agropecuárias não podem sofrer interrupções. A escola possui, dentro de suas condições, sustentabilidade econômica devido à venda de produtos da Indústria de produtos rurais, Gado Leiteiro e Industrias Rurais, complementando assim a renda, somando às verbas Estaduais destinadas ao ensino fundamental.
O dia-a-dia gira em torno dos alunos. Eles são a mola-propulsora de todas as atividades, passando pela limpeza e organização das dependência da escola, até plantios e colheitas, trato com animais e abates, transformação de produtos oriundos dos setores, tais como o leite, frutas e hortaliças, a confecção de pães e biscoitos e a comercialização de excedentes
.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E ROTINA DOS ALUNOS MANHÃ :
6h 30min........................................Despertar 7h...................................................Café 8h...................................................Início das atividades teóricas e práticas 10h 15min......................................Merenda e início do recreio 12h.................................................Encerramento das atividades 12h.................................................Almoço

TARDE :

13h 15min....................................Reinício das atividades
15h 30min....................................Merenda e início do recreio
15h 45min....................................Final do recreio e reinício das atividades 17h 15min....................................Término das atividades
17h 15min às 18h 30min............Jogos, Lazer, biblioteca, higiene pessoal

NOITE
18h 30min.....................................Jantar
19h 30min.....................................Início do Estudo Noturno
21h 30min.....................................Término do Estudo Noturno
21h 30min.....................................Café 22h.................................................Silêncio

Após o toque de despertar os alunos: - organizam suas camas; - fazem a higiene pessoal; - preparam-se para o café; - selecionam o material para as aulas; - início das atividades.

22 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Boa tarde, passei só para reforçar o convite de sábado, dia 25/11, às 9 horas, com a presença do
Reitor da UFRGS no novo pólo de Alvorada. Contamos com a tua presença!O encontro acontecerá no Centro de Educação Profissional Florestan
Fernandes ( Rua Ver. Lauro Barcellos, 285 - Bairro Água Viva - próximo ao
supermercado Big). Bjs. Adriana

Adriana Irigaray disse...

Fiquei surpresa e feliz por estares de volta. Se precisares de ajuda, estamos a sua disposição. Bjs. Adriana

Adriana Irigaray disse...

Oí Camila, precisas entrar em contato por e-mail, com as professoras coordenadoras do pólo, Bia e Iris, para acertar tuas pendências. Bjs. Adriana

Unknown disse...

Fui aluno da escola de 1985 a 1989, considero a escola como sendo a melhor de Viamão. Tenho muitas saudades; Abelhinha!!

Unknown disse...

Fui aluno interno na Escola Canadá em 1973 cursei a 4 série Ginasial,
fiz 1,2 e 3 serie Ginasial em São Borja.
gostaria de se possivel saber noticias de alguns dos meus antigos colegas
sem mais
abraços
Deus lhe abençõe

gatxinhatiti disse...

eu to tentando vaga meu primo ja tah la fiz esperiencia e ameii a escoola **(

Pablo disse...

Oi professora camila meu nome é Pablo Odorico Lago do Amaral fui aluno dai da escola em 1993 eu era de São Borja na época e depois fui mora em POA mas nunca pudi ir ai, agora moro em 3 passos e tenho uma mega criação de coelhos gigantes e gostaria de saber se ainda tem coelhos ai no colegio, pq estou p ir para POA no mes q vem e gostaria de comprar uns coelhos gigantes ou agora alguma raaça diferente dos q tenho aqui na minha casa, meu email é representacoesmuller@gmail.com abraço

Unknown disse...

Venho por meio desda, falar que não existe escola melhor, entrei na escola em 1995, e sai em 1998, por motivos de força maior. Tenho muitas saudades desse tempo, conhecia a Prof. Camila aposto que ela deve lembrar de mim, pois aprontei de mais por la. Na Época eu era conhecido como CANHOTINHO. Posso disser que se sou o que sou hoje, devo muito a esta escola. Grande abraço a todos os professores que ainda estão por ai. Saudades.

gmarcalpoesias disse...

OS MELHORES MOMENTOS DE MINHA ADOLESCÊNCIA FORAM VIVIDOS NESTA ESCOLA NOS ANOS DE 1966 A 1970.
AS AULAS TEÓRICAS E PRATICAS ERAM O MÁXIMO,LEMBRO DOS PROFESSORES;IAL,DAMASCENO,ROSTIROLLA,FELIPE,PIRES,OVITAN,SELMA,OROLINDA,NICOLAU RICHTER,CORA,GARCIA,JORGE GUEX,DELMAR,ETC...SINTO SAUDADES DOS TEMPOS DE OUTRORA E DOS COLEGAS DA ÉPOCA...CANADÁ MORA NO MEU CORAÇÃO !!!

roberto grigoletti disse...

roberto grigoletti ,estudei aí tmbm entre 1971e 1974 ,era pior que quartel ,ai em 73 acho que com atroca do yal diretor ,foi c]que começou o estudo noturno ,que época ,nunca mais volta ,tenho saudades de meus colegas e se alguem ler por favor postem algo ,é memoria ,ewstou com 56 anos e nao esc]queci ainda , abraços a todos ,e venci .

jagmlvr disse...

José Antonio Garcia de Mesquita, morador residente em Porto Alegre relata que em 1957 e 1958,como aluno interno, conclui, nessa magnifica Escola de Mestria Agrícola Canadá o curso fundamental.
Esclareço,ainda,que nosso paraninfo foi Dr. Leonbel de Moura Brizola. Nessa mesma época foi realizada uma missa ministrada pelo Pe.Edgar Oliveira, cujo local foi o refeitório da escola.
Para maiores informações, se for o propósito, acessar o e-mail rvlmiskyta01@hotmail.com
Saudades,saudades,....
(14-set-2012>6ªf<13:45<)

Unknown disse...

oiee gostaria de saber como fuciona esta escola tenho filhos de 11 e 14 gostaria muito por eles nsta escola

Unknown disse...

Meu nome e Roberto Lopes Nogueira,sou de Bage e estudei no Canada. Sai de la em Dezembro de 1982. La, passei alguns dos melhores momentos da minha vida. Ontem realizei um velho sonho. Retornei a minha velha Escola Canada depois de 31 anos. Senti algo indescritivel ao entrar na escola novamente. Era como se eu tivesse voltado aos meus 15 anos de idade. Filmei e fotografei varios lugares da escola. Infelizmente, deparei-me com a escola em situacao de abandono. Hoje sou Oficial da Brigada Militar e afirmo que grande parte do meu carater foi formado naquela escola. La, aprendi com os mestres o companheirismo, a boa convivencia com os colegas, a disciplina, hirarquia e amor pelo pais. Que o senhor nosso DEUS abencoe todos os alunos do Canada. Abraco a todos.

cezar27 disse...

professora camila,creio que quando estudei no mestria agricola canada,a m

cezar27 disse...

prof. camila estudei no mestria,ainda nos anos 60!tenho muitas saudades;infelismente nao lembro de nem um nome de colegas e professores...lembro de um professor responsavel pelo orquideario(quem sabe, sua mae o tenho conhecido, pois e coisa de l963 a 65)!!!esse professor era lider de um "rancho"(casas de barro cobertas de sape,todas com lareiras por causo do frio,construidas pelos alunos,e se localizavam nas roximidades do ctg) em que so poderiam fazer parte alunos com "notas 10". ah! como gostaria de saber de alguem que estudou la nessa epoca; como gostaria de saber como esta a escola hoje; tenho muitas saudades!!!!Quem sabe poderias me dar algumas noticias professora...

cezar27 disse...

alguem que estudou no mestria entre os anos de 63 e 65, entre em contato para matarmos a saudade:"ancema27@gmail.com"e, se for oriunda da turma da "escola tecnica rural jose brizola" de carazinho, a alegria seria total.

medeiros disse...

Também fui aluno do Ginásio Agrícola a muito tempo atrás. Uma pena que hoje, a Escola tenha se tornado uma empresa particular da diretoria dessa instituição, que visa apenas o lucro para si próprio, como se fossem mafiosos dentro de um órgão público. Não é a toa que esta instaurada uma sindicância para apurar fatos ilícitos.

Unknown disse...

Tenho uma dúvida em questão á idade, o filho de minha prima tem 5 anos, seu aniversário é no dia 30/04/16. No caso teria que esperar ele completar os seis para ingressar na escola, ou só ingressaria em 2017?

Unknown disse...

Fazendo uma retrospectiva. Em 1973 e 74 estudei no mestria. Saudades dos ex colegas, professores e funcionários. Um abraço a todos. Meu email: valdirkoch@emater.pr.gov.br

Eloi Carvalho disse...

Boa tarde prof. Camila.

Chamo-me Elói Itamar Syka de Carvalho, e tive a grande oportunidade de estudar na EMAC de 1959 até 1961. (Na época nem tinha idéia de CANADÁ).Participei do CECMA e fui um dos fundadores do CTG VAQUEANOS DA CULTURA ajudando a construí-lo. Participei muito dos chimarrões festivos, com a presença de Dr. Leonel Brizola, Paixão Cortes e Dimas Costa.E dos fandangos que organizávamos e que atraiam caravanas de todo o estado.
Lembro na ocasião que diziam ter a escola sido um presente do Canadá ao Brasil. Inclusive sua arquitetura dos pavilhões de madeira, são mesmo característicos do Canadá.
Quando terminei o curso fiz testes para a Escola Técnica, mas fui classificado para abrir a Escola Agrotécnica de Alegrete, onde me formei Lá fui um dos fundadores da CTG GAUDÉRIOS DA CULTURA, que também nos fandangos atraia caravanas de toda a fronteira Fui fundador e estive na Diretoria de Imprensa do CECATA.
Lamentavelmente, não logrei mais tarde por duas vezes passar no vestibular de Agronomia em Santa Maria, e acabei sendo Advogado.
Atualmente, desde 2011 sou residente permanente no Canadá, (que hoje conheço de leste a oeste), país maravilhoso em tudo.
Perdoe algum erro de gramática, mas já tenho dificuldades em escrever correto nossa língua mãe.
Grato por ter avivado todas estas recordações muito boas.
Grande abraço.
sykacarvalho@gmail.com


RM Produções disse...

Bom dia estudei lá nos anos 81 e 82 sem dúvida apesar de muito novo foi a melhor coisa que fiz na vida porque era muito pobre com muitas carências e uma professora Tia Nedy como chamava me adotou e me levou para o Escola era interno hoje sou um homem do bem graças a essa pessoa e a essa escola.abraço a todos os que estudaram no Canadá ...que saudade.

Unknown disse...

Ola..eu gostaria de saber mais sobre meus antigos colegas..estudei ai de 2005 ate 2008 eu chorei muito quando minha mãe me tirou da escola