22 novembro 2006

ECS 2 * Quem sou eu?

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de EducaçãoPedagogia a Distância: Anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluno: Camila
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
Data: 20 de novembro de 2006


Quem sou eu?
Um tanto complicado falar de mim... mas vou tentar ser o mais objetiva que eu puder...Sou Camila, tenho 31 anos e moro em Viamão. Sinto-me muito privilegiada, pois tenho uma família muito unida, um marido muito amigo e carinhoso, um filho saudável, inteligente e lindo e também muitos amigos ao qual posso contar a qualquer momento.
Nasci na cidade de Santa Rosa, pois meu pai que era veterinário havia sido transferido e logo depois voltamos a morar em Viamão, no bairro Passo do Vigário, local privilegiado pela vida simples e natureza generosa. Minha mãe trabalhava na supervisão da Escola Técnica de Agricultura e meus irmãos estudavam na Escola de Ensino Agrícola Canadá, escola que meus familiares estudaram e também trabalharam. Minha rotina era passar as tardes nesses locais, “brincando de ser professora e veterinária”.
Optei por fazer o Magistério, talvez influenciada por experiências da minha família, mas somente durante o estágio na Escola Canadá é que houve um despertar significativo para a educação. Literalmente apaixonei-me pelas crianças das séries iniciais. Participar das transformações, obter a confiança das crianças e pais que acreditam no teu trabalho e observar traços de teus valores nos alunos é uma sensação muito gostosa.
"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo." Galileu

Hoje trabalho com 1ªsérie e 2ªsérie na Escola Canadá. A experiência está sendo muito desafiadora, já que nunca havia trabalhado como alfabetizadora. Repenso diariamente minha prática: “Quanto errei hoje? Muito? Pouco? Como farei amanhã pra ficar melhor? Será que adiantou alguma coisa?” Penso que estas perguntas devem se feitas diariamente para nós mesmos e também para outras pessoas de nossa confiança (preferencialmente que confiemos nas nossas supervisoras e orientadoras escolares).
Espero que este curso me proporcione ter mais conhecimento teórico para embasar minhas iniciativas e fortalecer-me nas angústias diárias.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Einstein

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Boa noite colega! A tua presença na sede da UFRGS, no sábado, é fundamental, para que tenhamos uma bela festa. Nós vemos por lá!Bjs. Adriana

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blogger disse...

Adorei espero poder botar meus filhos ai na escola adorei tudo que li e sei que eles vao adorar tambem