26 novembro 2006

Durkheim, Emile



Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação Pedagogia a Distância: Anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluno: Camila
Pólo: Alvorada
Interdisciplina: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
Atividade: 3

Semana 2 / Atividade 3
Questões respondidas com base na leitura do texto: DURKHEIM, Emile. A educação como um processo socializado: função homogenizadora e função diferenciadora


1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Sturart Mill?
Durkheim frente ao que diz Stuart Mill, não concorda quando este fala que a educação é o que fizemos por nós mesmos e que o outro busca para aproximar-nos da perfeição, englobando muitos conceitos. Durkheim considera a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere das que os adultos exerce sobre as crianças e adolescentes” influenciando sobre a aquisição de conhecimento.

2) Quais as duas ressaltas por Durkheim?
Durkheim ressalta que o desenvolvimento harmônico não é integralmente realizável porque contradiz com que a regra de conduta humana, que nos obriga dedicarmos a uma tarefa restrita, sendo esta a Primeira definição.A segunda é que a educação tem o objetivo de fazer do individuo um instrumento de felicidade para si e para seus semelhantes.

3. O que é preciso, de acordo com Durkeim, para definir a educação?
Para definir educação, é necessário considerar e observar os aspectos históricos dos sistemas educativos que hora existem, ou tenham existido, retirando deles diretrizes para, a partir da necessidade, estabeleça o processo de educação.

4) De acordo com Durkeim, que fato leva cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Segundo Durkeim são os fatos que idealizam o homem com os aspectos comuns que cada sociedade tem por valor, como religião, progresso, etc.

5) Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança?
A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam esse ideal a ser realizado, alcançado pelo indivíduo. Esses ideais tem que suscitar na criança certo número de estados mentais e físicos que o grupo(sociedade) e também grupo social particular ( família, profissão, classe, casta) ao qual está inserida a criança considera como indispensáveis a todos os seus membros, a todos que o formam.

6) A partir da definição “A educação é de ação exercida pelas gerações adultas que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo especial a que a acriança, particularmente, se destine” o que concluiu o Durkeim? Explique?
Para Durkeim a educação tem por objetivo promover na criança atitudes intelectuais, morais e físicas que são definidas pela sociedade como essenciais para a sua socialização , satisfazendo suas necessidades.

7. Como o autor explica que sociedade e individuo são idéias dependentes?
O individuo e a sociedade mantém-se interligados pela busca de melhorar-se a si mesmo. Esta ação de melhorar a si mesmo, através de esforço próprio, reflete na sociedade, tornando-o humano. Através da Educação este processo ocorre.


10 comentários:

fe_hoffmann disse...

Oi Camila! Que bom te ver retomando as atividades, estava preocupada contigo. Amanhã, 27/11, tem encontro presencial no pólo para recuperação com a profa Vera, ok?! Abraços Fernanda - Tutora ECS, Porto Alegre.

Ivana disse...

Olá Camila, passei para te deixar um abraço.
Beijos, Ivana

Tatiana Richardt disse...

Olá, Camila!
Estou dando uma passadinha para desejar uma boa semana de estudos!
Um abraço, Tatiana - Tutora S.I.

Adriana Irigaray disse...

Boa noite! Passei só para dar um oí, e te desejar uma boa semana! Bjs. Adriana

Luciene Sobotyk disse...

Oi Camila!Você está precisando de ajuda para colocar as atividades em dia?Qualquer coisa é só pedir.Boa semana,Luciene

Luciene Sobotyk disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vera disse...

Oi Camila, tudo bem? Presta atenção na apresentação da atividade ECS3, o nome da disciplina não é este. Ainda está faltando algumas atividades. Tens que te apressar, até o dia da avaliação presencial tem que estar tudo ponto. Já venceu mo prazo da postagem da reflexão inicial da ECS10 e 11. Vamos lá, falta pouco para chegar a ilha. Tu não vai morrer na praia , né? Um grande abraço, Ver@

Marlene disse...

Olá Camila!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um próximo ano repleto de realizações!!
Bjs,
Marlene.

fe_hoffmann disse...

Oi Camila! Ainda estou aguardando o teu retorno triunfal, mas te apressa, menina! Se precisar de ajuda, "chama"! Aproveito para te desejar um FELIZ NATAL, cheio de realizações, saúde, amor, fé e esperança! Com carinho, Fernanda - Tutora ECS, Porto Alegre.

Ivana disse...

Feliz Natal!!! Muitas felicidades, saúde, paz, amor e realizações hoje e sempre. Beijos, Ivana