13 junho 2010

Aprendizagens



Este semestre está sendo marcado por um crescimento notório em minha prática de sala de aula. Uma das aprendizagens mais significativas deste semestre é o pensar em relação ao que se quer com determinada atividade proposta aos alunos. Este curso está nos desacomodando de nossas práticas e nos mostrando que é possível realizar uma educação pública de qualidade, mesmo havendo pouca verba para a aquisição de material didático e suporte literário. Mostra-nos que com boa vontade, disciplina e determinação podemos vislumbrar um mundo abrangente de informação e cultura que está a nosso dispor na informatização e pesquisa.
Ao realizar os projetos de cada semana refleti muito sobre qual a melhor maneira de promovê-lo para que fizesse realmente diferença na aprendizagem de meus alunos. Pensei, então, que deveria "alinhavar" todo o processo para que nenhuma informação se perdesse, assim como faz a estrutura das interdisciplinas deste curso. Foi valioso para minha aprendizagem, uma vez que coloquei em prática as abordagens e contribuições que as interdisciplinas traziam fazendo da sala de aula um espaço muito mais dirigido e dinâmico. Valorizo muito também, os textos sugeridos ao longo do curso, pois todos eles nos propõem reflexões baseadas em nossas realidades.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Camile, que bom que tens sentido assim o teu processo de aprendizagem, que percebes a importância de revisitar os materiais e conhecimentos trabalhados nas interdisciplinas. Também percebes que é essencial ter uma finalidade a proposição de uma atividade. Gostaria que pudesses ter registrado mais aqui, semanalmente, esse teu percurso, bem como as contribuições das interdisciplinas colocadas em prática em sala de aula. Mas é muito bom perceber o quanto de desacomodaste nesse momento de estágio. Seguimos conversando ok! Bjs, Maura - tutora do SI