09 abril 2010

CHEGOU!


Chegou o tão esperado e temido ESTÁGIO! Como pode ser temido se já praticamos há tanto tempo, há anos? Talvez pelo fato de que estaremos sendo observadas (mesmo que virtualmente) e avaliadas. O fato é que não é possível evitar e passar este semestre sem que ele se efetive. Dentre tudo o que tem passado em minha cabeça em relação a isso uma frase do professor Paulo Albuquerque ecoa continuamente:
“...o Estágio não é a reprodução moral dos costumes. Ele deve ser o momento de materialização do “inédito viável”.”

Com o passar dos anos nos “acostumamos” a muitas coisas: com a rotina de horários, com o barulho do trânsito, com o latido do cachorro da vizinha, dentre outras. Sendo assim, nos acomodamos e passamos a realizar a mesma rotina sem muito refletir sobre ela. Já pouco nos incomoda o latido do cachorro, acordamos antes do relógio despertar e tão pouco ouvimos o trânsito! Nos acostumamos. Refletimos pouco, nos reavaliamos menos ainda. É preciso dar conta dos conteúdos programados, das atividades pendentes, da disciplina em aula, dos valores, da casa, da família e do próprio cachorro (que talvez incomode a vizinha também). O “INÉDITO VIÁVEL”. É inédito, ainda não aconteceu. Ele espera que tenha oportunidade de acontecer e que seja por nossas mãos, onde possamos torná-lo palpável. Essa idéia me angustia e de certa forma me amedronta. Porém, também é viável, o que traduz um caminho que pode ser percorrido, possível de ser trilhado e, com certeza, bastante prazeroso por se tratar de escrever a nossa história como educadores. O caminho é longo, mas a estrada não é deserta, em contradição ao clássico infantil, pois nos apoiamos e somos apoiados continuamente nessa rede que se estabeleceu quando iniciou o curso.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sim, chegou o momento tão temido, mas também esperado. Talvez justamante pelo que falaste... simplesmente 'passamos' pelas coisas em nossa rotina. Mas agora é momento de olhar, observar, refletir e reavaliar. E tenho certeza de que dará tudo certo, com esforço e dedicação. Agora te aguardo por aqui a fim de saber o que tens refletido nessa nova prática, ok! Bjs, Maura - tutora do SI.