10 junho 2007

Atividade 04**DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
PÓLO DE ALVORADA

ALUNO: CAMILA LIMA THOMAZ SILVA
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA

ATIVIDADE 4 – MECANISMOS DE DEFESA

Os mecanismos de defesa são utilizados pelo ego, às vezes de forma consciente, sendo lógico, racional e objetivo e, em outras ocasiões, esquecendo deste quando surgem sentimentos de culpa ou ansiedade. A defesa pode ser especificada por diferentes tipos de operações. Os mecanismos diferem do grau de conflito, de tipo, da etapa genética.
Vamos ver o exemplo de três casos de mecanismos de defesa:

1. IDENTIFICAÇÃO: é o processo pelo qual o indivíduo assimila traços de outra pessoa e transporta a si mesmo, tornando-se quase que um espelho daquele com o qual se identifica. Em relação ao aluno, nota-se isso quando ele começa a imitar o professor, tanto no modo de vestir, como nas atitudes e até na fala. Muitas vezes segue a profissão deste.

2. PROJEÇÃO: é quando o ego não aceita reconhecer um impulso inaceitável do id e o atribui para outra pessoa; o sujeito expulsa de si e localiza em outro. Quando o aluno é pego fazendo alguma coisa errada, como riscar uma parede na escola, em lugar de mostrar-se arrependido, justifica-se dizendo que todo mundo faz aquilo.

3. FANTASIA: O indivíduo concebe em sua mente uma situação que, no seu cotidiano, não lhe é possível vivenciar. Estas fantasias podem ser desencadeadas por fatores como carência afetiva, miséria e desejo de pertencer a um determinado grupo, etc. Este aluno cria fantasias que sabemos nunca ser possível serem realizado por ele por sua condição social e econômica.

Nenhum comentário: