27 junho 2010

Estamos caminhando


O termo “empoderamento” traduz a autonomia de uma pessoa para realizar uma tarefa sem precisar de autorização. Paulo Freire mostra que empoderado é aquele que realiza, por si mesmo, as mudanças que a levam a evoluir e se fortalecer.
Pensando assim, vejo o quanto nossa prática caminha em ajudar na construção de pessoas capazes de modificar sua realidade, abrindo portas para o novo, seja na alfabetização ou nos seguintes anos da escola. Para que esta realidade continue sendo modificada, é necessário que tenhamos em mente que o professor não é o dono da verdade e que também precisa aprender. Aprender com o aluno é uma excelente opção para que haja um “encontro”, possibilitando, assim, que as aprendizagens se concretizem. Precisamos dar oportunidade para que os alunos pratiquem sua autonomia na busca de sua realização escolar e social, evitando o comodismo e a discriminação. Somos extremamente importantes neste processo. É necessário, porém, que estejamos cientes disto. Penso que nos encontramos neste tempo de descobertas e desafios (mesmo com anos de “prática”). Que bom que estamos vivenciando isso!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

E que bom que percebes esse processo de transformação e conscientização que propõe o estágio, Camila! Bjs, Maura - tutora do SI