12 agosto 2009

EPNEE _ Recuperação

Os textos sugeridos como referência para o desenvolvimento da atividade de recuperação da interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foram muito bem escolhidos, uma vez que são muito válidos por serem um meio de repensar em nossa prática em sala de aula. Porém chamo atenção para o documentário “História de Peter”, pois através deste é possível observar que a inclusão é um assunto muito discutido na sociedade em geral, pois causa uma necessidade de romper paradigmas.
No documentário a professora relata estar disposta ao desafio de inclusão de um aluno com
Síndrome de Down, mesmo não sabendo como o processo irá ocorrer. Durante o período de adaptação de Peter, a professora vivenciou muitas situações tensas, necessitando intervir nas ações entre ele e os colegas. Diariamente nos deparamos com situações semelhantes (mesmo quem não tem inclusão de alunos com esta síndrome na sua sala) e o nosso desfio é promover uma educação de qualidade independente da adversidade que possa acontecer. Devemos ter este olhar mais minucioso e sensível frequentemente com nossos alunos, a fim de que todos possam ter acesso a esta sonhada educação.
Sem duvida o momento de mais relevância no documentário são depoimentos finais onde os alunos relatam que aprenderam muito mais com Peter que poderiam imaginar.
Cabe a nós, professores, promover uma educação menos discriminatória sobre os alunos, levando em consideração as peculiaridades de cada sujeito, a fim de mediar, através da avaliação, a oportunidade de possibilitar a construção da aprendizagem através do conjunto todo que está inserido nesse processo.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Camila!
Tua retomada nos materiais desta inter proporcionaram uma reflexão global entre os estudos que realizaste, a relação com a prática docente e a possibilidade de questionamentos sobre a realidade que vivencias.
Bjus,
Vanessa

Simone disse...

Olá Camila!
Observo que o documentário realmente te chamou a atenção. Que bom que conseguiste realizar a recuperação da interdisciplina de necessidades especiais.
Em todas as turmas existem alunos diferentes, com mais ou menos dificuldades. Aliás cada turma é diferente da outra né? Por isso, é importante que cada professor possa pensar um pouco sobre isso e organizar suas aulas levando esses aspectos em consideração.
Um abraço, Simone - Tutora sede