
18 outubro 2009
o fio da meada...

15 outubro 2009
Estamos Vivos!

outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.
Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.
Parabéns a todas(os) nós que escolhemos viver isto!
12 outubro 2009
Também somos escritores da Educação!

As reflexões, o planejamento, bem como a rotina da sala de aula devem caminhar concomitantemente com o despertar integral dos alunos, a fim de promover o “emponderamento” destes, como cita Freire. A avaliação deverá levar em conta todo esse processo e não apenas um apanhado de questões onde só há uma alternativa correta – a que o professor quer ouvir.
Precisamos, urgentemente, continuar a escrever a história da educação pautada na promoção da liberdade das crianças, não interpretando a liberdade em fazer o que se quer, como der vontade, mas de defender a livre iniciativa e os direitos básicos do pensamento, almejando, assim, cidadãos mais críticos e capazes de exercer seus direitos, conscientes de seus deveres.
27 setembro 2009
Teoria X Prática

Os textos refletidos na interdisciplina de EJA tem me feito repensar em algumas coisas. Nesta semana na escola me deparei com uma situação que veio reforçar e completar as reflexões que estamos realizando no fórum. Conheço uma professora de 5ª a 8ª séries que é reconhecida na comunidade escolar por ser uma profissional de muita responsabilidade e competência em sala de aula. Realmente, ela é maravilhosa e utiliza muito a ludicidade para chamar a atenção dos alunos para as atividades que planeja. Muito ela fala da sua experiência em EJA e do regozijo que esta tarefa lhe traz. Porém, sua fala, em momentos alguns momentos, demonstra que sua autoridade (ou autoritarismo) em sala de aula é bastante exercida e que os alunos são tolhidos de manifestar suas opiniões. Em seu discurso, exerce a autonomia e o respeito às necessidades dos alunos. Este empoderamento que Freire fala, onde o aluno se desenvolve realizando por si mesmo as mudanças necessárias á evoluir e fortalecendo-se, podendo construir, criar, decidir ainda está descompassado com a prática da professora. Esta realidade mostra que não só nós, professores sofremos com esta “poda” de possibilidades, mas também os alunos, quando não proporcionamos a eles momentos para exercitar esta prática tão libertadora.
14 setembro 2009
PARABÉNS CIDADE DE VIAMÃO!

Descrevendo um pouco do município de Viamão, pode-se dizer que ele pertence a uma região histórica, colonizada por açorianos desde o séc. XVIII, muito conhecida por ser rota de tropeiros que levavam gado e mulas para Sorocaba no séc. XIX. Também foi palco de guerras, como a Revolução Farroupilha. Hoje ela possui cerca de 270.000 habitantes, mas ainda conserva características de cidade interiorana, tanto na sua estrutura física como no estilo de vida dos seus moradores. A sua economia é baseada no comércio local; possui, porém, duas indústrias: Cervejaria Brahma e Laticínios Mumu. Além disso, conta com plantação de arroz e produção de leite na zona rural.Quanto ao aspecto religioso, é possível perceber a influência da colonização açoriana, a qual promove um catolicismo bem tradicional. A prática religiosa de grande parte dos moradores, porém, é o espiritismo e o batuque, como na maior parte do estado.A singularidade de Viamão, entretanto, está na sua proximidade de Porto Alegre, com uma grande dependência desta. Por isso, costuma-se dizer que Viamão é uma cidade dormitório. No município, ainda, existem mais de 150 vilas e bairros, que se desenvolveram fora do eixo de produção da região metropolitana. Essas situações contribuíram para o aparecimento de muitos problemas sociais, tais como a violência, as drogas, os roubos, a baixa renda da população em geral, a pouca valorização do município pelos seus moradores e os diferentes níveis de impactos ambientais.Viamão, no entanto, é uma região que pode ser valorizada: entre outras belezas, o município possui 105 km de praia entre o Guaíba e a Laguna dos Patos e 5,5 mil hectares de mata atlântica, além de três Unidades de Conservação (APA Banhado Grande, Parque Itapuã e Parque Saint’Hilaire). Outro aspecto relevante é o seu patrimônio histórico, percebido a partir da descendência açoriana e do seu envolvimento com a Guerra dos Farrapos. Também, é considerada uma das cidades com o maior número de Centro de Tradições Gaúchas (CTG) no estado, e tem a presença de populações tradicionais como indígenas, quilombolas e pescadores.O município de Viamão, enfim, é um território a ser explorado. E todos aqueles que se dispuserem a isso encontrarão desafios a serem superados, mas, também, um ótimo lugar para se viver.
13 setembro 2009
Precisamos aprender, sempre!

A leitura do texto sugerido para a realização desta atividade fez-me pensar em nossa prática cotidiana nas escolas e como passamos o tempo preocupados em dar conta de conteúdos previamente programados, sem, muitas vezes, perceber a complexidade da aprendizagem individual dos alunos. Nos intervalos das aulas a discussão muitas vezes se dá em relação ao “quanto” determinado aluno aprendeu (de maneira correta frente às expectativas).
Uma maneira de abrir caminhos para a leitura e escrita convencional é proporcionar aos alunos diferentes formas textuais, possibilitando a percepção das mesmas.
Estou aberta para o novo!

Ainda tenho muito a aprender, mas me sinto privilegiada em poder perceber que estou aberta a esta transformação, mudança de paradigma. Dentro das devidas proporções, às vezes me sinto como Raul Seixas: “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”
12 agosto 2009
SI - Recuperação
“Diferentemente destes, meu blog apresenta pouquíssimas postagens que não mostram crescimento cognitivo do semestre. Penso que as dificuldades de saúde que encontrei durante este semestre não foram empecilho para que mantivesse o blog atualizado e dinâmico, mas perdi o “fio da meada” e ficou bastante complicado resgatar a tempo algumas questões que precisam ser vividas enquanto acontecem. Ao iniciar o curso não imaginava que a utilização do blog seria tão eficaz no processo de aprendizagem, uma vez que o usuário interage com os recursos que blog proporciona, a partir da combinação de vários procedimentos, possibilitando formular hipóteses, fazer trocas e compartilhar opiniões e argumentações, discutindo suas bases e formulações com colegas, professores e visitantes, resultando numa intensa interatividade através da utilização deste.”
Penso que não seria necessário realizar as recuperações se eu aproveitasse melhor o tempo disponível para a realização das tarefas propostas no tempo certo, porém é sempre válido retomar a proposta inicial e fazer diferente do que foi feito. O trabalho não é em vão se faz diferença em nossa vida, e este tempo foi válido para estas reflexões.
EPNEE _ Recuperação
No documentário a professora relata estar disposta ao desafio de inclusão de um aluno com Síndrome de Down, mesmo não sabendo como o processo irá ocorrer. Durante o período de adaptação de Peter, a professora vivenciou muitas situações tensas, necessitando intervir nas ações entre ele e os colegas. Diariamente nos deparamos com situações semelhantes (mesmo quem não tem inclusão de alunos com esta síndrome na sua sala) e o nosso desfio é promover uma educação de qualidade independente da adversidade que possa acontecer. Devemos ter este olhar mais minucioso e sensível frequentemente com nossos alunos, a fim de que todos possam ter acesso a esta sonhada educação.
Sem duvida o momento de mais relevância no documentário são depoimentos finais onde os alunos relatam que aprenderam muito mais com Peter que poderiam imaginar.
Cabe a nós, professores, promover uma educação menos discriminatória sobre os alunos, levando em consideração as peculiaridades de cada sujeito, a fim de mediar, através da avaliação, a oportunidade de possibilitar a construção da aprendizagem através do conjunto todo que está inserido nesse processo.
Questões etnico-raciais na educação_ Recuperação
Diariamente nos deparamos com situações onde pessoas (alunos ou até mesmo professores) têm atitudes preconceituosas que desqualifica o outro. Não podemos ficar apáticos quando acontecem estas situações. Precisamos nos posicionar frente a estes preconceitos e agir como gostaríamos que a professora de nossos filhos agisse. O repensar e se transformar frequentemente é a forma de que estes objetivos se evidenciem em nossa prática diária.
Filosofia da Educação _ Recuperação
26 abril 2009
Eu com uma necessidade: a de fazer o que todos estavam fazendo!

13 abril 2009
ANSIEDADE/FÉ
mas tenho fé em Deus e a certeza que dará tudo certo!
Aproveito o tempo que estou bem para fazer as leitura nacessária do PEAD e tentar colocar em dia todas as coisas que são importantes na minha vida.